compartilhe>

É com imenso pesar que o SIFUSPESP comunica o falecimento do Policial Penal Ivanildo Dutra do CDP de Jundiai, o Policial de 46 anos faleceu ontem em um acidente na Rodovia Adail Eduardo Gut,  Jardim Bahia, em Várzea Paulista.

Segundo informações um caminhão que trafegava na pista contrária teve um problema mecânico que o fez atravessar para a pista contrária atingindo  a moto do Policial Penal.

Ivanildo ingressou na SAP em 2002 tendo iniciado sua carreira na vigilância externa da PI de Franco da Rocha.

Neste momento de perda o SIFUSPESP apresenta suas mais profundas condolências a todos os familiares, amigos e colegas de trabalho de Ivanildo Dutra.

 

Baixo efetivo, superlotação e péssimas condições de trabalho fazem agressões virarem rotina.

Dia 29 de dezembro um Policial Penal da  P2 de Capela do Alto foi agredido com um soco no peito enquanto fazia a contagem da população da cela 6 do raio 5 , após a agressão o detento passou a proferir ameaças  “Seu verme, vagabundo, vou te matar;" alegando ser membro do alto escalão de uma facção criminosa.

Um outro sentenciado também ameaçou o policial “Tem que ser agredido mesmo! Abre essa cela aqui! Abre essa cela! Eu vou pra cima de vocês! Vocês vão ver o que eu faço, eu mato, aqui é o crime! Seus malditos, eu vou por essa cadeia no chão, vou matar vocês!”

O Policial passou por atendimento médico após o fato e o crime foi registrado na Delegacia de Polícia de Capela do Alto como lesão corporal,ameaça e injúria.

A P2 de Capela do Alto tem uma população de 1284 presos para 847 vagas e 154 Policiais Penais segundo o levantamento da SENAPPEN de junho de 2024.

Dia 03 de janeiro um Policial Penal do CDP Nova Independência foi atingido com um prato de comida e insultado com palavras de baixo calão enquanto batia os cadeados.

O agressor foi contido pelos Policiais Penais da unidade e encaminhado ao pavilhão disciplinar, o CDP de Nova Independência tem capacidade para 823 presos e hoje conta com uma população de 1101.

Mais uma vez a falta de efetivo condições mínimas de trabalho acabam resultando em agressão de Policiais Penais, apesar disso a SAP pretende contratar apenas 1100 novos Policiais Penais em um concurso que ainda não foi aberto, e que na melhor das hipóteses assumirão em 2027.





Hoje foi publicada a lista dos aprovados do curso de integração das carreiras, segundo os dados divulgados pela EAP 7076 Policiais Penais não concluíram o curso.

Visto que a conclusão do curso é requisito obrigatório para que o Policial Penal possa ser promovido na nova carreira e o alto número de Policiais que não o concluíram, o SIFUSPESP oficiará novamente a EAP solicitando uma reedição do referido curso.

Frente a importância da integração das carreiras e do grande peso desta formação para a evolução profissional é fundamental que a SAP garanta que esta formação atinja a todos os Policiais Penais do estado.

Durante o período do curso o sistema de EAD da EAP apresentou diversas falhas, fato este que foi comunicado oficialmente pelo SIFUSPESP a EAP em 04 de novembro, apesar de decorrido o prazo legal até o momento não recebemos resposta por parte da Escola de Administração Penitenciária.

Cabe ressaltar que as falhas no sistema EAD perduraram por quase toda a duração do curso e que apesar disso a SAP só prorrogou em 7 dias o prazo.

O SIFUSPESP também tem recebido diversas reclamações de Policiais Penais que apesar de terem concluído o curso não conseguiram fazer a impressão do diploma dentro do prazo e poderão ser prejudicados em sua evolução funcional.

Nosso Departamento Jurídico está preparando medidas judiciais para que os associados do SIFUSPESP que não conseguiram terminar o curso não tenham sua vida profissional prejudicada pelas falhas do sistema de ensino a distância da EAP. 

Devemos ressaltar que a formação para integração das carreiras é um passo fundamental para que a Polícia Penal de São Paulo seja mais coesa e integrada,ressaltamos que os Policiais Penais não devem se deixar enganar por informações falsas ou orientações enganosas sobre a integração das carreiras e que o SIFUSPESP lutará para que todos os Policiais Penais do Estado tenham acesso ao curso.

A publicação no DOE pode ser acessada em: https://www.doe.sp.gov.br/executivo/secretaria-da-administracao-penitenciaria/comunicado-cecp-n-003-2025-2025010312818222805618

 

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp