Hoje foi publicada em Diário Oficial a portaria SPPREV Nº 374 de 13 de Novembro de 2024 que disciplina o recadastramento dos inativos e pensionistas do Estado de São Paulo, a chamada “Prova de Vida” para o ano de 2025.
O recadastramento deve ser feito no mês de aniversário do beneficiário, caso o recadastramento não seja realizado no prazo o benefício será suspenso.
Segundo a portaria da SPPREV os métodos de recadastramento disponíveis são:
Abaixo você pode conferir um passo a passo para o recadastramento.
Processo de Recadastramento de Inativos e Pensionistas do Estado de São Paulo em 2025:
Este tutorial tem como objetivo auxiliar os inativos e pensionistas do Estado de São Paulo na realização do recadastramento anual, também conhecido como prova de vida, em conformidade com a Portaria SPPREV nº 374/2024. O recadastramento é obrigatório e deve ser realizado no mês de aniversário do beneficiário, sob pena de suspensão do pagamento do benefício.
A SPPREV disponibiliza diferentes métodos de recadastramento para atender às necessidades dos beneficiários:
Biometria Facial (preferencial):
Procedimento: O recadastramento por biometria facial é realizado através do aplicativo SOU.SP.GOV.BR, que está integrado com o GOV.BR. Basta acessar o aplicativo, selecionar a opção "PROVA DE VIDA" e escolher o órgão "SPPREV".
Disponibilidade: Este método está disponível para todos os beneficiários, inclusive os residentes no exterior.
Presencialmente no Banco do Brasil:
Procedimento: O beneficiário ou seu representante legal (curador, tutor ou guardião) deve comparecer a qualquer agência do Banco do Brasil em território nacional. É necessário apresentar um documento de identificação original com foto em bom estado de conservação.
Documentos aceitos: RG, CIN, RNE, CNH, Carteira de Trabalho, Passaporte, Carteira de Reservista ou CDI, Carteira de Identificação Funcional ou Carteira de Identificação de Entidade de Classe.
Representante legal: Caso o recadastramento seja realizado por um representante legal, este deverá apresentar, além do documento de identificação próprio e do beneficiário, a tutela, termo de guarda ou curatela expedida pelo juízo.
Presencialmente na SPPREV:
Procedimento: O beneficiário ou seu representante legal deve comparecer à sede ou a um dos escritórios regionais da SPPREV. É necessário apresentar um documento de identificação original com foto em bom estado de conservação.
Documentos aceitos: Os mesmos documentos aceitos no Banco do Brasil são válidos para o recadastramento na SPPREV.
Representante legal: Aplicam-se as mesmas regras para o representante legal descritas no recadastramento presencial no Banco do Brasil.
Envio Postal de Documentação:
Procedimento: Este método é destinado a beneficiários residentes no exterior, em localidades no Brasil sem agências do Banco do Brasil ou escritórios da SPPREV, e para aqueles em cumprimento de pena privativa de liberdade.
Documentos:Residentes no exterior:Declaração de Vida emitida por embaixada ou consulado brasileiro, ou com assinatura eletrônica válida. Se o país for signatário da Convenção de Haia, a declaração pode ser feita por Tabelião de Notas e apostilada. Em caso de idioma diferente do português, é necessária tradução juramentada apostilada.
Residentes no Brasil sem agências do Banco do Brasil ou escritórios da SPPREV: Declaração de Vida original com firma reconhecida por autenticidade em Tabelião de Notas ou com assinatura eletrônica válida.
Em cumprimento de pena privativa de liberdade: Atestado de Permanência Carcerária em papel timbrado, expedido pela instituição carcerária.
Visita Domiciliar:
Procedimento: Beneficiários residentes no Estado de São Paulo impossibilitados de locomoção por motivo de saúde podem solicitar visita domiciliar. A solicitação e o laudo médico comprovando a impossibilidade de locomoção devem ser entregues com um mês de antecedência do aniversário.
Dispensa de laudo médico: Beneficiários com 90 anos ou mais e aqueles internados em hospitais ou casas de repouso não precisam apresentar laudo médico.
Agendamento: O pedido de visita domiciliar pode ser feito pelo site da SPPREV, Teleatendimento, correspondência ou presencialmente. O atestado médico deve ser enviado em até 15 dias após a solicitação.
*Durante a visita: O servidor da SPPREV ou funcionário da empresa designada apresentará documento de identificação com foto e crachá.
Recusa da visita: A recusa em receber a visita domiciliar implicará na suspensão do benefício.
Beneficiários em casas de repouso ou hospitais:Podem apresentar cópia autenticada do documento de identificação, caso não possuam o original. Responsáveis por beneficiários em UTI podem apresentar declaração médica atestando a internação.
Residentes fora do Estado de São Paulo: Devem optar por biometria facial ou envio de Declaração de Vida.
Além do recadastramento, os beneficiários devem realizar a atualização cadastral no mês de aniversário, preferencialmente online. O censo previdenciário pode ser feito pelo aplicativo SOU.SP.GOV.BR, pelo portal da SPPREV ou, excepcionalmente, mediante agendamento prévio para atendimento presencial.
Pensionistas universitários seguem regras específicas, realizando o recadastramento semestralmente (janeiro e julho) e o censo previdenciário em julho. A documentação necessária inclui comprovante de matrícula, atestado de frequência, certidão de nascimento ou casamento, e declaração de estado civil e união estável.
Para mais informações sobre o processo de recadastramento e atualização cadastral, consulte o site da SPPREV ou entre em contato com a SPPREV através dos canais de atendimento disponíveis.
Este passo a passo tem caráter informativo e não substitui a consulta à legislação oficial e às orientações da SPPREV que pode ser acessada aqui.
A página da SPPREV sobre o recadastramento pode ser acessada em: https://www.spprev.sp.gov.br/recadpensio.aspx
Mesmo com um aumento de 15% na arrecadação do Estado, o governo Tarcísio ainda investe menos na SAP que o governo Dória.
Devido a redução dramática no quadro de pessoal, o reajuste da Polícia Penal a ser pago no salário de fevereiro vai impactar em apenas 5,84% as despesas de pessoal da secretaria.
Para termos uma ideia, o reajuste de 6% dado em 2023 gerou um aumento de 13,37% das despesas de pessoal da secretaria, mais que o dobro do impacto orçamentário da reestruturação da carreira.
Quando João Dória assumiu o governo do estado em 2019, com um orçamento herdado do Governador Marcio França, a SAP representava 1,93% das despesas do Estado de São Paulo, deste montante 66,83% eram destinados à folha de pagamento.
No orçamento de 2023 a SAP representava apenas 1,51% das despesas do estado, fruto de uma política de sucateamento implementada por Dória e pela redução da população carcerária com as medidas impostas pelo judiciário durante a pandemia.
Hoje apesar da população carcerária ter voltado a crescer e de ter atingido os mesmos patamares de 2021 o orçamento da secretaria é inferior aos 1,65% do último orçamento executado por Dória.
O aumento de 9% no orçamento da secretaria fica longe de possibilitar a recuperação das unidades prisionais que vem se degradando devido a anos de abandono e a contratação de 1100 novos Policiais Penais prevista apenas para 2027 nem de longe supre as perdas de pessoal dos últimos 2 anos.
Este ano frente ao orçamento insuficiente aprovado em 2023 a SAP teve que receber duas suplementações de verba totalizando quase 20 milhões de reais sendo a mais recente feita dois dias atrás em 11 de novembro.
Pelo lado salarial a reestruturação válida a partir de janeiro fica longe de contemplar as elevadas perdas salariais dos últimos anos.
Os profissionais das áreas de saúde, técnicas e administrativa estão em condições ainda piores o que acaba dificultando a retenção de pessoal e piorando o déficit.
Caso o governo deseje enfrentar seriamente o crime organizado terá que pensar em valorizar os Policiais Penais e demais servidores do sistema penitenciário,repor o quadro de pessoal defasado, além de investir de forma séria em infraestrutura.
Caso contrário continuaremos a enxugar gelo.
Após 26 anos de trabalho na SAP, hoje às 18 horas se encerrou o último plantão de Aparecido, o Policial Penal deixa para trás as grades e muralhas para aproveitar o merecido descanso.
Tendo iniciado sua carreira em 1999 na Penitenciária Mário de Moura e Albuquerque, a P1 de Franco da Rocha Aparecido trabalhou em Lavínia e Iaras, se aposentando na P1 de Reginópolis, tendo sido chefe de turno e Diretor substituto de Segurança e Disciplina.
Aparecido foi testemunha e parte de várias modificações no sistema prisional, o surgimento do crime organizado e a transformação da antiga carreira de agente penitenciário em Policial Penal.
Tendo ingressado quando a secretaria tinha apenas seis anos, sua foto daquela época em que as carceragens não eram automatizadas demonstra a coragem daqueles que viram as transformações da secretaria.
O Presidente do SIFUSPESP, Fábio Jabá, que trabalhou com Aparecido em Lavínia I e em nome do sindicato parabeniza Aparecido por sua aposentadoria e deseja que ele aproveite seu merecido descanso ao lado da família.
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