compartilhe>
Salvador/Bahia - Agentes penitenciários descobriram buraco em cela e impediram fuga de detentos na Cadeia Pública de Salvador do Complexo Penitenciário da Mata Escura, nesta segunda-feira (24). O buraco foi descoberto após servidores encontrarem um vídeo da escavação e conseguirem identificar o local. A ação impediu que dez presos escapassem. Todos os envolvidos já foram identificados.
 
#ForaTemer #PolíciaPenal #ContraPEC287
FORTALEÇA A LUTA, FILIE-SE

 

Detentos chegaram a escavar túnel, descoberto durante fiscalização de rotina

Agentes de segurança penitenciária conseguiram impedir presos do Centro de Detenção Provisória(CDP) de Caraguatatuba de fugirem da unidade por um túnel feito na quadra do pátio do pavilhão 5. O buraco, com cerca de um metro de profundidade, foi aberto pelos sentenciados mas acabou descoberto na última sexta-feira, 28/07. A informação sobre o episódio, no entanto, só foi divulgada pela Secretaria de Administração Penitenciária(SAP) na segunda-feira.

Devido à tentativa de fuga, a diretoria da unidade decidiu suspender as visitas que seriam feitas durante o final de semana aos detentos do pavilhão onde estava o túnel, além de isolar os presos que foram identificados como os responsáveis por cavá-lo. A SAP abriu uma sindicância para apurar como os sentenciados conseguiram ferramentas e de que forma agiram.

Funcionários fecharam o buraco com concreto e fizeram uma blitze em toda unidade nesta segunda-feira, 31/07, com o objetivo de encontrar possíveis objetos utilizados para abrir o buraco, além de outras contravenções.

O CDP de Caragatatuba está superlotado, com uma população atual de 1.270 presos, sendo que sua capacidade é para apenas 847 sentenciados.

Ressaltando a união dos trabalhadores penitenciários na luta contra a Reforma da Previdência e exaltando sua atividade como fundamental para o cumprimento da pena por parte dos sentenciados, a Câmara Municipal de Andradina aprovou por unanimidade requerimento para conceder moções de aplausos, apoio e congratulações à categoria. O documento foi ratificado no último dia 14/06.

 

De autoria do vereador Silas Carlos de Oliveira(PDT), presidente da Casa Legislativa, o requerimento esclarece ainda que os trabalhadores penitenciários enfrentam uma rotina de superlotação e déficit de funcionários nas unidades prisionais, o que colabora para um aumento de casos de estresse, depressão e doenças ocupacionais, reduzindo e muito a já baixa expectativa de vida da categoria.

 

Andradina possui uma penitenciária com altos índices de superlotação, atingindo atualmente uma população de 1.983 detentos para uma capacidade para receber apenas 829 presos, uma estatística preocupante que afeta diretamente a falta de segurança para que o trabalhador penitenciário possa cumprir com seu expediente sem riscos.

 

O reconhecimento do trabalho dos agentes prisionais por parte da Câmara Municipal de Andradina é vista como de grande valia pelo SIFUSPESP, que busca o apoio dos legislativos municipais para que a categoria seja valorizada e, assim, possa continuar lutando para que os servidores não sejam injustiçados caso a Proposta de Emenda Constitucional(PEC) 287/2016 seja aprovada pelo Congresso Nacional.